RELATÓRIO PARCIAL
UNEMAT - PIBID
ESCOLA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO INFANTIL NEUZA NADIR FUZINATTO GRAF
SUPERVISORA: CRISTIANE
DE FRANÇA TAVARES
SINOP/MT-2018
UNEMAT - PIBID
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NEUZA NADIR FUZINATTO GRAF
SUPERVISORA: CRISTIANE DE FRANÇA TAVARES
LICENCIANDOS
BOLSISTAS
Ø PERÍODO MATUTINO
ANA PAULA SCHUCK
CELINA BEREGULA
KAMILA DE ANDRADE ALVES
CLEENES DE SOUZA GABRIEL
Ø PERÍODO VESPERTINO
BRUNA LARISSA DE SOUZA
LUANA APARECIDA RIBEIRO
NADIA KARINY COSTA
MICHELE TALITA OGAWA
ROSANE MAGALI BRUM GOBBY
O Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui com a formação acadêmica
vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia tendo como proposição a
realização de ações formadoras voltadas para a atuação na Educação Infantil,
primeira etapa da Educação Básica.
O
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência iniciou na Escola Municipal de Educação
Infantil Neuza Nadir Fuzinatto Graf, no mês de setembro de 2018. Em nossos
primeiros encontros discutimos com o grupo da comunidade escolar as temáticas
necessárias ao público de crianças, surgiram algumas ideias, como, contação de
história, identidade, arte, circuito, jogos, música, produção de brinquedos e
brincadeiras, buscando alcançar todas as faixas etárias e as docentes da
instituição propuseram à temática “Movimento do corpo.
É a partir do movimento
corporal que a criança desenvolve a motricidade, a expressividade e a variação
tônica, ou seja, é através dos movimentos que a criança emite seus sentimentos,
suas emoções e seus pensamentos.
Compreendemos então que as
limitações de movimentos podem acarretar atrasos de aprendizagem, as quais na
maioria das vezes são relatadas no aproveitamento escolar. É necessário que
seja trabalhado o movimento corporal para que a criança desenvolva habilidades
que serão usadas futuramente no seu desenvolvimento cognitivo, sendo estimulado
então, de modo especial na educação infantil.
OBJETIVO
GERAL:
Favorecer
a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por
elas de vários gêneros e formas de expressão.
OBJETIVOS
PARA CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS:
·
Estimular de forma significativa os
bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.
·
Explorar sons produzidos com o próprio
corpo e com materiais recicláveis.
·
Traçar marcas gráficas, em diferentes
suportes, usando instrumentos musicais e tintas.
·
Explorar diferentes fontes sonoras e
materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
·
Utilizar materiais variados com
possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, superfícies, planos,
formas e volumes ao criar objetos.
·
Imitar gestos e movimentos de outras
crianças, adultos e animais.
OBJETIVOS
PARA CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS:
·
Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções
sonoras e ao ouvir músicas e sons.
·
Utilizar sons produzidos por materiais,
objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta,
encenações, criações musicais, festas.
·
Criar com o corpo formas diversificadas de
expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano
quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
·
Criar movimentos, gestos, olhares e
mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e
música.
DESENVOLVIMENTO
DAS AÇÔES
O
projeto “MOVIMENTANDO O CORPO” desenvolvido na instituição pelo PIBID envolveu
grupo de crianças de 0-3 anos e crianças de 4-5 anos, atuando no
desenvolvimento das atividades com um grupo de pibidianas no período matutino e
outro grupo de pibidianas no período vespertino, sendo que todas as pibidianas
desenvolveram a mesma temática.
De
acordo com a faixa etária do grupo de criança foi estimulado e explorado o
desenvolvimento do campo de experiência corpo, gesto e movimentos.
Ø PERÍODO MATUTINO
CRECHE II A
Data: 13/09/2018
Pibidianas: Cleenes e Celina.
Tema: BRINCANDO QUE SE APRENDE
· Estimular o desenvolvimento
da coordenação motora fina.
Posicionar
as crianças uma de frente com a outra, estimulando a jogar a bola com impulso
das mãos de uma para outra.
CRECHE I A
Data: 19/09/2018
Pibidianas: Ana Paula, Kamila,
Cleenes e Celina.
Tema: BRINCANDO QUE SE APRENDE
·
Estimular o
desenvolvimento da coordenação motora fina.
Posicionar
as crianças uma de frente com a outra, estimulando a jogar a bola uma dupla por
vez com o impulso das mãos de uma para outra.
CRECHE III A
Data: 19/09/2018
Pibidianas: Ana Paula e
Kamila.
Tema: CIRCUITO EM AÇÃO
·
Explorar o movimento do
corpo desenvolvendo a coordenação motora global, o salto, a noção de espaço, a
noção de direção e o equilíbrio.
Preparar
o ambiente externo com as cadeiras grandes para as crianças passarem por baixo
engatinhando e cadeiras pequenas para realizar o movimento de ziguezague, com
os colchonetes realizar o movimento de cambalhota, com a corda andar por cima
em linha reta e no degrau do hasteamento das bandeiras explorar o pulo com os pés
juntos.
Data: 03/10/2018
Pibidianas: Ana Paula, Kamila,
Cleenes e Celina.
Tema: CIRCUITO – MOVIMENTANDO
O CORPO
·
Explorar o movimento do
corpo desenvolvendo a coordenação motora global, o salto, a noção de espaço, a
noção de direção, o equilíbrio e a concentração.
Primeira
etapa: em sala conversar com as crianças sobre os movimentos que elas são
capazes de realizar provocando intervenções, como o espreguiçar, o escovar os
dentes, o pentear cabelo, o andar, o correr e o dança. Explorar o movimento
através da dança acompanhando os comandos das músicas “Dança do Macaco” e
“Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”.
Segunda
etapa: no ambiente externo construir um circuito para explorar os movimentos de
cambalhota com o colchonete, engatinhar passando por dentro da caixa de
papelão, atravessar o elástico de cama de gato, pular com os pés juntos dentro
do bambolê, passar por baixo da corda, e atravessar o túnel engatinhando.
SEMANA
DA CRIANÇA
Pibidianas: Ana Paula, Kamila,
Cleenes e Celina.
Tema: O pano encantado; A
nuvenzinha triste.
PRÉ FASE I A
Data: 17/10/2018
Pibidianas: Ana Paula, Kamila,
Cleenes e Celina.
Ø PERÍODO VESPERTINO
CRECHE I “B”
Data: 17/09/2018
Pibidianas: Bruna e Nádia.
Tema: Treinando os Movimentos
·
Trabalhamos a partir da
musica e da dança, a coordenação sensório motora para o desenvolvimento das
habilidades básicas das crianças.
·
Proporcionar ás
crianças uma aprendizagem lúdica através da musica e da dança.
Explorar o espaço interno da sala de aula, dando início à
apresentação dos instrumentos musicais para distinguir os diferentes sons,
seguindo com a apresentação da musica estimulando o ritmo ao movimento corporal
das crianças, buscando a interação das crianças, utilizando os instrumentos
musicais reciclados que foram apresentados.
CRECHE II “B”
Data: 17/09/2018
Pibidianas: Michele e Maria.
Tema: Treinando os Movimentos.
·
Estimular a partir da
música e da dança a coordenação sensório motora
desenvolvendo as habilidades básicas das crianças.
·
Proporcionar ás
crianças uma aprendizagem lúdica através da música e da dança.
CRECHE III “B”
Data: 01/10/2018
Pibidianas: Bruna, Luana,
Michele, Nádia.
Tema: Treinando os Movimentos.
·
Estimular a partir da
música e da dança a coordenação sensório motora para o desenvolvendo as
habilidades básicas das crianças.
·
Proporcionar ás
crianças uma aprendizagem lúdica através da música e da dança.
·
CRECHE IV “B”
Data: 03/10/2018
Pibidianas: Bruna, Luana,
Michele, Nádia.
Tema: Dançando a Lateralidade
·
Estimular a
lateralidade;
·
Estimular o cognitivo
da criança;
·
Desenvolver a
curiosidade, imaginação e capacidade de expressão (corporal sentimental);
·
Promover a interação
entre as crianças;
·
Desenvolver noções de
espaço.
Apresentar
a música “vem que eu vou te ensinar” dançando com as crianças estimulando a
reprodução dos comandos de lateralidade, usar fitas de diferentes cores para
diferenciar o lado esquerdo do lado direito, facilitando assim a aprendizagem
das crianças. Executar a atividade “caminho dos pezinhos”, fazendo com que a
criança percorra o caminho encaixando o pé de acordo com o sentido e direção
indicados.
SEMANA
DA CRIANÇA
Pibidianas: Bruna, Luana,
Michele, Nádia.
Tema:
O pano encantado; A nuvenzinha triste.
·
Movimento e
interação com a comunidade escolar.
PRÉ FASE I “B”
Data: 17/10/2018
Pibidianas: Bruna, Luana,
Michele, Nádia.
Tema: Dançando a Lateralidade
RECURSOS
Na aplicabilidade deste
projeto foram utilizados os seguintes recursos:
·
Bolas, músicas, circuitos com cadeiras,
tapetes, tatame, garrafas, elásticos, cordas, bambolês, bacias sensoriais,
túneis, recicláveis, esponjas, tintas, massa de modelar, luvas, velas, fitas
adesivas, palitoches, papeis, aventais, fantasias, notebook, caixa de som, pen
drive.
CONCLUSÃO
Após três meses de aplicação do projeto
adquirimos experiências que nos aproximaram do ser professor, em aprender a
aprender e o aprender a ensinar, relação que nos faz crescer a cada experiência
ao aplicar o que planejamos para as crianças e reavaliar o planejamento e seus
resultados. É certo que individualmente cada pibidiana tem observações
específicas ligadas ao processo que vivenciou e como o mesmo contribuiu para o
seu desenvolvimento na iniciação à docência, porém compartilhamos
conhecimentos, trocamos ideias que favoreceram nosso trabalho em grupo.
O
programa de iniciação a docência na comunidade escolar está permitindo aos
bolsistas, a construção de novos saberes, saberes referentes à formação do
educador. Dentre as práticas realizadas, destacam-se a amplitude de possíveis
interações que se constrói a cada ação realizada. Facilitando a aproximação da
escola com os eventos da comunidade institucional de ensino superior, bem como
a consideração e o respeito às equipes pedagógicas das unidades escolares
envolvidas no programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário