quarta-feira, 22 de maio de 2019

RELATÓRIO


RELATÓRIO PARCIAL

UNEMAT - PIBID

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NEUZA NADIR FUZINATTO GRAF
SUPERVISORA: CRISTIANE DE FRANÇA TAVARES





SINOP/MT-2018
UNEMAT - PIBID
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NEUZA NADIR FUZINATTO GRAF
SUPERVISORA: CRISTIANE DE FRANÇA TAVARES


LICENCIANDOS BOLSISTAS

Ø PERÍODO MATUTINO

ANA PAULA SCHUCK
CELINA BEREGULA
KAMILA DE ANDRADE ALVES
CLEENES DE SOUZA GABRIEL


Ø PERÍODO VESPERTINO

BRUNA LARISSA DE SOUZA
LUANA APARECIDA RIBEIRO
NADIA KARINY COSTA
MICHELE TALITA OGAWA
ROSANE MAGALI BRUM GOBBY







O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui com a formação acadêmica vinculada ao curso de Licenciatura em Pedagogia tendo como proposição a realização de ações formadoras voltadas para a atuação na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica.
 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência iniciou na Escola Municipal de Educação Infantil Neuza Nadir Fuzinatto Graf, no mês de setembro de 2018. Em nossos primeiros encontros discutimos com o grupo da comunidade escolar as temáticas necessárias ao público de crianças, surgiram algumas ideias, como, contação de história, identidade, arte, circuito, jogos, música, produção de brinquedos e brincadeiras, buscando alcançar todas as faixas etárias e as docentes da instituição propuseram à temática “Movimento do corpo.
É a partir do movimento corporal que a criança desenvolve a motricidade, a expressividade e a variação tônica, ou seja, é através dos movimentos que a criança emite seus sentimentos, suas emoções e seus pensamentos.
Compreendemos então que as limitações de movimentos podem acarretar atrasos de aprendizagem, as quais na maioria das vezes são relatadas no aproveitamento escolar. É necessário que seja trabalhado o movimento corporal para que a criança desenvolva habilidades que serão usadas futuramente no seu desenvolvimento cognitivo, sendo estimulado então, de modo especial na educação infantil.  



OBJETIVO GERAL:
Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão.

OBJETIVOS PARA CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS:
·         Estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.
·         Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com materiais recicláveis.
·         Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos musicais e tintas.
·         Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
·         Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos.
·         Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.


OBJETIVOS PARA CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS:
·         Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
·         Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
·          Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
·         Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÔES
O projeto “MOVIMENTANDO O CORPO” desenvolvido na instituição pelo PIBID envolveu grupo de crianças de 0-3 anos e crianças de 4-5 anos, atuando no desenvolvimento das atividades com um grupo de pibidianas no período matutino e outro grupo de pibidianas no período vespertino, sendo que todas as pibidianas desenvolveram a mesma temática.
De acordo com a faixa etária do grupo de criança foi estimulado e explorado o desenvolvimento do campo de experiência corpo, gesto e movimentos.

Ø PERÍODO MATUTINO
CRECHE II A
Data: 13/09/2018
Pibidianas: Cleenes e Celina.
Tema: BRINCANDO QUE SE APRENDE
·        Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina.
Posicionar as crianças uma de frente com a outra, estimulando a jogar a bola com impulso das mãos de uma para outra.

  


CRECHE I A
Data: 19/09/2018
Pibidianas: Ana Paula, Kamila, Cleenes e Celina.
Tema: BRINCANDO QUE SE APRENDE
·         Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina.
Posicionar as crianças uma de frente com a outra, estimulando a jogar a bola uma dupla por vez com o impulso das mãos de uma para outra.




 

CRECHE III A
Data: 19/09/2018
Pibidianas: Ana Paula e Kamila.
Tema: CIRCUITO EM AÇÃO
·         Explorar o movimento do corpo desenvolvendo a coordenação motora global, o salto, a noção de espaço, a noção de direção e o equilíbrio.
Preparar o ambiente externo com as cadeiras grandes para as crianças passarem por baixo engatinhando e cadeiras pequenas para realizar o movimento de ziguezague, com os colchonetes realizar o movimento de cambalhota, com a corda andar por cima em linha reta e no degrau do hasteamento das bandeiras explorar o pulo com os pés juntos.






 
    CRECHE IV A
Data: 03/10/2018
Pibidianas: Ana Paula, Kamila, Cleenes e Celina.
Tema: CIRCUITO – MOVIMENTANDO O CORPO
·         Explorar o movimento do corpo desenvolvendo a coordenação motora global, o salto, a noção de espaço, a noção de direção, o equilíbrio e a concentração.
Primeira etapa: em sala conversar com as crianças sobre os movimentos que elas são capazes de realizar provocando intervenções, como o espreguiçar, o escovar os dentes, o pentear cabelo, o andar, o correr e o dança. Explorar o movimento através da dança acompanhando os comandos das músicas “Dança do Macaco” e “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”.
Segunda etapa: no ambiente externo construir um circuito para explorar os movimentos de cambalhota com o colchonete, engatinhar passando por dentro da caixa de papelão, atravessar o elástico de cama de gato, pular com os pés juntos dentro do bambolê, passar por baixo da corda, e atravessar o túnel engatinhando.


SEMANA DA CRIANÇA
Pibidianas: Ana Paula, Kamila, Cleenes e Celina.
Tema: O pano encantado; A nuvenzinha triste.
·         Movimento e interação com a comunidade escolar.





PRÉ FASE I A
Data: 17/10/2018
Pibidianas: Ana Paula, Kamila, Cleenes e Celina.
Tema: CIRCUITO – CIRCUITO AO AR LIVRE




Ø PERÍODO VESPERTINO

CRECHE I “B”
Data: 17/09/2018
Pibidianas: Bruna e Nádia.
Tema: Treinando os Movimentos
·         Trabalhamos a partir da musica e da dança, a coordenação sensório motora para o desenvolvimento das habilidades básicas das crianças.   
·         Proporcionar ás crianças uma aprendizagem lúdica através da musica e da dança.

Explorar o espaço interno da sala de aula, dando início à apresentação dos instrumentos musicais para distinguir os diferentes sons, seguindo com a apresentação da musica estimulando o ritmo ao movimento corporal das crianças, buscando a interação das crianças, utilizando os instrumentos musicais reciclados que foram apresentados.

CRECHE II “B”
Data: 17/09/2018
Pibidianas: Michele e Maria.
Tema: Treinando os Movimentos.
·         Estimular a partir da música e da dança a coordenação sensório motora  desenvolvendo as habilidades básicas das crianças.   
·         Proporcionar ás crianças uma aprendizagem lúdica através da música e da dança.



CRECHE III “B”
Data: 01/10/2018
Pibidianas: Bruna, Luana, Michele, Nádia.
Tema: Treinando os Movimentos.
·         Estimular a partir da música e da dança a coordenação sensório motora para o desenvolvendo as habilidades básicas das crianças.   
·         Proporcionar ás crianças uma aprendizagem lúdica através da música e da dança.
 



·                                                                                                            

CRECHE IV “B”
Data: 03/10/2018
Pibidianas: Bruna, Luana, Michele, Nádia.
Tema: Dançando a Lateralidade
·         Estimular a lateralidade;
·         Estimular o cognitivo da criança;
·         Desenvolver a curiosidade, imaginação e capacidade de expressão (corporal sentimental);
·         Promover a interação entre as crianças;
·         Desenvolver noções de espaço.
Apresentar a música “vem que eu vou te ensinar” dançando com as crianças estimulando a reprodução dos comandos de lateralidade, usar fitas de diferentes cores para diferenciar o lado esquerdo do lado direito, facilitando assim a aprendizagem das crianças. Executar a atividade “caminho dos pezinhos”, fazendo com que a criança percorra o caminho encaixando o pé de acordo com o sentido e direção indicados. 

SEMANA DA CRIANÇA
Pibidianas: Bruna, Luana, Michele, Nádia.
Tema: O pano encantado; A nuvenzinha triste.
·         Movimento e interação com a comunidade escolar.



   


PRÉ FASE I “B”
Data: 17/10/2018
Pibidianas: Bruna, Luana, Michele, Nádia.
Tema: Dançando a Lateralidade



RECURSOS
Na aplicabilidade deste projeto foram utilizados os seguintes recursos:
·         Bolas, músicas, circuitos com cadeiras, tapetes, tatame, garrafas, elásticos, cordas, bambolês, bacias sensoriais, túneis, recicláveis, esponjas, tintas, massa de modelar, luvas, velas, fitas adesivas, palitoches, papeis, aventais, fantasias, notebook, caixa de som, pen drive.

CONCLUSÃO

Após três meses de aplicação do projeto adquirimos experiências que nos aproximaram do ser professor, em aprender a aprender e o aprender a ensinar, relação que nos faz crescer a cada experiência ao aplicar o que planejamos para as crianças e reavaliar o planejamento e seus resultados. É certo que individualmente cada pibidiana tem observações específicas ligadas ao processo que vivenciou e como o mesmo contribuiu para o seu desenvolvimento na iniciação à docência, porém compartilhamos conhecimentos, trocamos ideias que favoreceram nosso trabalho em grupo.  
O programa de iniciação a docência na comunidade escolar está permitindo aos bolsistas, a construção de novos saberes, saberes referentes à formação do educador. Dentre as práticas realizadas, destacam-se a amplitude de possíveis interações que se constrói a cada ação realizada. Facilitando a aproximação da escola com os eventos da comunidade institucional de ensino superior, bem como a consideração e o respeito às equipes pedagógicas das unidades escolares envolvidas no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário